Um levantamento da empresa suíça que atua no setor de Recursos Humanos e que está presente em 60 países, a LHH do Grupo Adecco, apontou que dos 15.000 trabalhadores remotos entrevistados em meados de 2021: – 38% disseram ter sofrido Síndrome de Burnout.- 32% informaram que a saúde mental piorou significativamente por conta do trabalho à distância.
Porém, o home office é apenas um dos motivos que pode ter influenciado o aumento no número de casos da síndrome. E pior, nem todos sabem o que é e como ela se manifesta.
O que é a Síndrome de Burnout?
De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout é também chamada de “Síndrome do Esgotamento Profissional – um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
É comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos “primeiros sintomas”.
Como se cuidar?
Não é fácil se prevenir da Síndrome de Burnout, mas não é impossível. Há alguns passos que podem ajudar:- Dormir oitos horas por noite e sem sentir descansado.- Evitar pessoas que sempre se queixam de tudo.- Manter atividades de lazer com amigos e pessoas que gosta.- Ter um hobby.- Manter atividades não relacionadas com o trabalho. Por exemplo, a escolha de leituras que não sejam, nem de perto, assuntos relacionados à profissão.
Para se proteger:
Cuidar da saúde vai muito além de identificar possíveis doenças que podem ser mais prováveis com o estilo de vida que a pessoa tem. Cuidar de si envolve autocuidado – adotar rotinas que fazem bem para o corpo e para a mente, como se exercitar e meditar.Cuidar da saúde também é deixar de lado atitudes que podem prejudicar o bem-estar, como fumar e se automedicar. Enfim, cuidar de si também é se proteger e proteger aos que ama e é para isso que a Adegair Seguros trabalha.
Ter um Plano de Saúde eficiente é:
Viver com muito mais tranquilidade.
Ter alto padrão de qualidade no atendimento em todos os serviços de saúde.
Gama enorme de credenciados (clínicas e profissionais da saúde).
Facilidade de atendimentos em todas as especialidades.
Enfim, ter um Plano de Saúde completo, como o que a Adegair Seguros disponibiliza, é parte da prevenção de doenças como a Síndrome de Burnout.
Fale com um especialista, CLIQUE AQUI!