A boa notícia é que: sim, mas com ressalvas, algumas seguradoras adequaram os seguros de vida vigentes à nova realidade da pandemia e já cobrem o COVID-19, até mesmo para novas contratações. Mesmo assim, esse tipo de inclusão sempre gera uma revisão das regras do seguro. Em uma realidade anterior, as pandemias não faziam parte dos riscos incluídos na cobertura, mas isso mudou quando muitas das seguradoras reconheceram os impactos da doença pelo mundo todo e entenderam que agora, mais que nunca antes, as pessoas estão precisando ter esse tipo de segurança para elas mesmas e também para seus entes queridos.
Em volta de toda essa decisão também há a presença de um projeto do Senado que reforçou a inclusão dos casos na cobertura e fez questão de colocar no projeto uma cláusula que assegura que não haverá aumentos de valor a pagar pelo segurado, além de ter estabelecido um prazo de dez dias corridos a partir da entrega da documentação, para o pagamento da indenização.
Por ser uma mudança recente de cobertura, que aconteceu de maneira tão emergencial, ainda existem algumas especificidades a serem consideradas sobre coronavírus e os seguros de vida. Quando o vírus começou a crescer no Brasil, muitas pessoas começaram a cotar seguros de vida e as vendas desse produto cresceram, segunda a revista Apólice, cerca de 136% se comparadas ao mesmo período no ano passado (2019). Com esse aumento muitas dúvidas surgiram como: como funcionará o seguro nos casos de coronavírus?
Bem, a maioria das seguradoras está trabalhando com carência livre para aqueles que já possuíam alguma cobertura antes da pandemia e para os que adquiriram após, as regras podem variar bastante, então é sempre bom consultar o corretor sobre a melhor decisão a se tomar. As coberturas normalmente são resumidas em: indenização para os familiares e demais beneficiários descritos na apólice, assistência funeral (cobertura adicional que pode ser incluída) e despesas médico-hospitalares (também adicional).
Nós da Adegair Seguros estamos sempre disponíveis para conversar com nossos clientes sobre cada produto contratado e, principalmente agora, com todas essas mudanças sendo mais constantes, para tirar qualquer dúvida sobre as apólices e coberturas. Apesar de tudo, esse momento tem servido para nos lembrar de valorizar mais o cuidado com nós mesmos e com todos aqueles que nos cercam. Tem nos mostrado como é importante ter um planejamento que considere todas as possibilidades de futuro e isso também envolve pensar em um seguro. Para você, para sua família, para os seus bens.